Radio Comercial - Debaixo da Lingua-logo

Radio Comercial - Debaixo da Lingua

Bauer Media Portugal

O que é que se faz ao que fica por dizer? Apaga-se para sempre… Ou fica “Debaixo da Língua”? Depois de quase dois anos (séculos?) fora da rádio, Rui Maria Pêgo regressa a casa – à Rádio Comercial – cheio de conversas por ter. Todas as semanas, um novo encontro com protagonistas de várias áreas; Em todos os programas, uma pergunta: “O que é que tens Debaixo da Língua?”. Às vezes, pode ser só um comprimido para a tensão. Mas e se não for? Ligue-se, todas as quintas...Pode ser que a solução para os seus problemas passe por aqui! Um podcast Rádio Comercial.

Location:

Portugal

Description:

O que é que se faz ao que fica por dizer? Apaga-se para sempre… Ou fica “Debaixo da Língua”? Depois de quase dois anos (séculos?) fora da rádio, Rui Maria Pêgo regressa a casa – à Rádio Comercial – cheio de conversas por ter. Todas as semanas, um novo encontro com protagonistas de várias áreas; Em todos os programas, uma pergunta: “O que é que tens Debaixo da Língua?”. Às vezes, pode ser só um comprimido para a tensão. Mas e se não for? Ligue-se, todas as quintas...Pode ser que a solução para os seus problemas passe por aqui! Um podcast Rádio Comercial.

Language:

Portuguese


Episodes
Ask host to enable sharing for playback control

Capicua

7/3/2025
Vai um gelado antes do fim do mundo? Teria que sabor? Manga? Framboesa? Cookies and dream? Um cone para o apocalipse é a proposta de Capicua, a poeta-escritora-rapper-ícone que lança novo disco: “Um Gelado Antes do Fim do Mundo”, 5 anos depois de “Madre Pérola”. Do Porto, feminista, socióloga de formação, Capicua é um dos nomes mais influentes da música contemporânea portuguesa - a sua caneta, uma lupa, está mais certeira do que nunca. Letrista não só para si, como para outros artistas, lança livros, e até inventa teatro. Se a generosidade é o novo punk, “Um gelado para o fim do mundo,” é uma bússola para um tempo sem poetas. Talvez seja essa a próxima revolução: o regresso da Poesia.

Duration:01:00:37

Ask host to enable sharing for playback control

Bumba Na Fofinha (Mariana Cabral)

6/26/2025
Bumba na Fofinha é o alter-ego de Mariana Seruya Cabral, humorista, que desde 2016 seduz o público português. Primeiro como blogger, depois enquanto youtuber - partir um dedo fê-la descobrir os vídeos em casa. Passou pela rádio, na TSF, foi cara de várias campanhas de publicidade - muitas delas feitas com a sua criatividade - tornou-se uma líder destacada no humor nas redes sociais e, mais tarde, um sucesso de bilheteira com várias datas esgotadas em salas pequenas como o Coliseu dos Recreios (vários) ou o Campo Pequeno (outros tantos). Primeiro com o solo "Suar do Bigode", agora com "Sombra", que terá novas datas em breve. Pelo caminho, Globos de Ouro, um programa de entrevistas (RESET), um podcast (FUSO), uma passagem por Nova Iorque para estudar, muitos foguinhos e palmas no Instagram e... Dois filhos! Tem retração gengival? Então, esta conversa também é para si. Temas do episódio: violência, humor, Disney, maternidade, privação do sono e... Dentes.

Duration:01:19:43

Ask host to enable sharing for playback control

António Brito Guterres

6/19/2025
Mais rua, menos gabinete. António Brito Guterres é uma cara reconhecível nos média tradicionais pelas suas perspectivas sóbrias e conhecedoras do terreno, e esta semana passa pelo "Debaixo da Língua" de Rui Maria Pêgo. Nascido em 1978, e filho de pais que participaram ativamente nos círculos antifascistas, cresceu na zona de Arroios, em Lisboa, de onde foi lendo, com o passar dos anos, como a desigualdade social, e a nossa origem determinam, infelizmente, grande parte das nossas vitórias. Assistente social com pós-graduação em Estudos Urbanos e doutorando da mesma temática, conhece os vários bairros da periferia da capital, tendo ao longo do seu percurso profissional coordenado jovens dentro do Programa Escolas. Foi Diretor do Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira (CEA-VA), concebendo com parceiros e artistas locais, uma programação cultural, artística, e educativa para o território. Acumulou às funções de Diretor do CEA-VA, as de Chefe de Projeto da Iniciativa Bairros Críticos do Vale da Amoreira. Pelo caminho, 10 anos como quadro da Fundação Aga Khan Portugal. No episódio de hoje do "Debaixo da Língua" a conversa vai desde a crise na habitação, à emergência da extrema-direita, a violência, a linguagem ostracizante, a falta de oportunidades, e das cinco gerações precisas para alguém que nasce num bairro considerado "problemático" conseguir sair da pobreza.

Duration:01:21:50

Ask host to enable sharing for playback control

Filipa Galrão

6/12/2025
Esta semana no "Debaixo da Língua", Filipa Galrão. De Anços, em Sintra, mãe de dois filhos e benfiquista, a nova voz da Rádio Comercial é a convidada de Rui Maria Pêgo desta semana. Dos primórdios do seu percurso na rádio para jovens, Mega Hits, à chegada à rádio mais ouvida do país, onde e quando descobriu a sua voz? Terá sido numa queima das fitas em direto ou a ver as camadas jovens do seu clube a crescer? Conversa entre dois amigos - que fizeram dupla nos 20´s -, perfeita para celebrar os Santos Populares.

Duration:01:08:12

Ask host to enable sharing for playback control

Inês Relvas

6/5/2025
A estimativa é do Fórum Económico Mundial: são precisos mais de 100 anos para se atingir a igualdade salarial entre homens e mulheres. O que pensará Inês Relvas disto? Nascida na Guarda, mãe de dois rapazes, Inês Relvas é uma feminista convicta e ativa, batalhando diariamente com o equilíbrio da maternidade e a carreira, que começou em estratégia. Estrela brilhante da Boston Consulting Group, onde foi consultora ou como diz a Inês - "médica de empresas" -, foi ainda líder dos "Global Shapers", uma iniciativa do Fórum Económico Mundial, com hubs espalhados pelo mundo. Em Portugal, estão presentes em Lisboa e no Porto. A ideia era simples: arregimentar jovens talentos de várias áreas e pensar o futuro. É isso que a apaixona, a mudança. Por estes dias vai provocando essa mudança na Universo, uma empresa de serviços financeiros, onde é Chief Revenue Officer. A conversa de hoje passeia entre vários temas: a maternidade, o pós-capitalismo, a trade war de Trump, as quotas nas empresas, e a importância de criar homens feministas. O que terá "Debaixo da Língua"?

Duration:01:09:36

Ask host to enable sharing for playback control

Maria João

5/29/2025
Esta semana, no "Debaixo da Língua" de Rui Maria Pêgo, um daqueles talentos que só nasce uma vez numa geração: Maria João. Nada faria prever que fosse cantora, mas, às vezes, o destino tem outros planos. Filha de pai português e de mãe moçambicana, a sua voz faz acrobacias que nos deixam com o coração em suspenso e a respiração acelerada. Com mais de 40 anos de percurso artístico, já cantou pelo mundo todo, afirmando-se como uma dos vozes mais icónicas do jazz. Muitos discos depois, traz "Abundância", o novo álbum, ao "Debaixo da Língua", uma intersecção entre a sua ancestralidade africana, a portuguesa, e uma ponte para a espiritualidade. Quem somos quando nos permitimos experimentar? Sem medo? Junte-se ao Free Jazz de Maria João e a mais uma conversa de Rui Maria Pêgo. Episódio já disponível!

Duration:01:11:36

Ask host to enable sharing for playback control

Catarina Oliveira

5/22/2025
Catarina Oliveira, - "Espécie Rara Sobre Rodas" no Instagram -, é a convidada desta semana do "Debaixo da Língua" de Rui Maria Pêgo. Aos 27 anos, enquanto estava de férias no Brasil, uma dor que já trazia de Portugal alastrou e revelou uma nova realidade: uma mielite transversa, ou seja, uma inflamação da medula. O diagnóstico foi lapidar: paraplegia sem hipótese de recuperação. Estima-se que, em Portugal, mais de um milhão de pessoas viverá com algum grau de deficiência, com outros dados a sugerir um panorama na ordem dos três milhões. Esta semana, conheça melhor a Catarina, uma activista, formadora, nutricionista e figura das redes sociais que utiliza o humor para arrasar preconceitos e enfrentar o capacitismo.

Duration:01:17:02

Ask host to enable sharing for playback control

Roberta Medina

5/15/2025
Roberta Medina, 47 anos, tinha apenas 7 quando o pai Roberto Medina lançou o primeiro Rock in Rio, em 1985, no Brasil. Na altura, o país respirava os primeiros fôlegos de um ar sem ditadura. A juventude queria fazer-se ouvir, e ouvir coisas novas. Queen, AC/DC ou Gilberto Gil são alguns nomes da primeira edição que levou 1 milhão e 380 mil pessoas a ouvir Rock. 41 anos depois, com outras incursões em Portugal, Espanha e E.U.A, o que é o Rock in Rio? E quem é Roberta Medina? Na edição desta semana do "Debaixo da Língua" Rui Maria Pêgo conversa com Roberta Medina, a carismática jurada do talent-show "Ídolos", da SIC, e cara visível de uma máquina de fazer espetáculos que já plantou, por exemplo, 4 milhões de árvores na Amazónia e que elevou a fasquia da excelência na produção de eventos ao vivo em Portugal, transformando a paisagem, e agitando a concorrência. Numa conversa sobre sonhos, tenacidade, beleza e coragem, Roberta Medina fala ainda do sequestro do pai nos anos 90, e do xamã indígena que durante quase duas décadas protegeu o Rock in Rio das intempéries. Episódio já disponível.

Duration:01:19:12

Ask host to enable sharing for playback control

Kiko is Hot

5/8/2025
Um dos primeiros youtubers portugueses a chegar ao mainstream, Kiko is Hot provou que dentro de um quarto pode morar uma porta para o universo - e para uma carreira. Hilariante, contundente, vulnerável, Kiko is Hot é uma das vozes queer mais engraçadas - e relevantes - das redes sociais em 2025, muito também porque consegue incorporar a Padeira de Aljubarrota, a rainha Maria Antonieta ou mesmo D.Sebastião em lives com milhares de pessoas a assistir. Não é para toda a gente. Uma conversa sobre defendermos quem somos, beleza, aceitação, e perdão. Já disponível.

Duration:01:01:04

Ask host to enable sharing for playback control

Telma Monteiro

5/1/2025
É a atleta portuguesa de judo mais medalhada de sempre, chegando a ser a número 1 do ranking mundial. Ganhou todos os campeonatos que havia para ganhar: foi campeã do Mundo, da Europa, e representou Portugal cinco vezes nos Jogos Olímpicos. Em 2016, no Rio de Janeiro, trouxe uma medalha de bronze para casa - a coroação de um percurso inédito no judo português. No final do ano passado anunciou o final da sua carreira como atleta de alta performance, e mudou a agulha: está no Benfica a preparar a próxima geração de Judocas. Como será ser a melhor do mundo? E como será deixar uma carreira brilhante debaixo dos holofotes? Novo episódio do "Debaixo da Língua" de Rui Maria Pêgo powered by Cupra.

Duration:00:50:09

Ask host to enable sharing for playback control

Rita Blanco

4/24/2025
Rita Blanco, 62 anos, é uma das mais respeitadas - e hilárias - actrizes portuguesas com uma carreira de quatro décadas no teatro, cinema e televisão. Trabalhou praticamente toda a gente. Luís Miguel Cintra na Cornucópia. Herman José no "Crime da Pensão Estrelinha". Muitos realizadores, entre eles, Manoel de Oliveira, João Canijo, Michael Haneke, Rúben Alves, João César Monteiro ou João Botelho. Na televisão, o epíteto a dar-lhe é: icónica! Rita Blanco na "Noite da Má Língua". Rita Blanco na "Caça ao Tesouro", e Rita Blanco sempre irreprimível e genial, também como grande protagonista de novelas como "Coração D'Ouro", na SIC. Vencedora de quatro Globos de Ouro como melhor actriz de cinema e de um Sophia como melhor actriz por "Fátima", os verdadeiros prémios da sua vida são os seus cães - é uma defensora corajosa da causa animal. Recentemente participou em "Mal Viver/Viver Mal" de João Canijo, vencedor do Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim, e "A Farsa de Inês Pereira", reimaginação do encenador Pedro Penim sobre o original de Gil Vicente para o Teatro Nacional D.Maria II. É lúcida, generosa, talentosa, e a chamada "peça única". Quer conhecê-la melhor? Ouça o "Debaixo da Língua" de Rui Maria Pêgo. Episódio já disponível!

Duration:01:09:32

Ask host to enable sharing for playback control

José Milhazes

4/17/2025
65 anos, 6 netos, e mais de 20 livros publicados sobre um tema central que lhe atravessa a vida - a Rússia. José Milhazes, o ícone, o historiador, o escritor e o jornalista, é o convidado desta semana do “Debaixo da Língua”. Pai de dois filhos, viveu na União Soviética e depois Federação Russa até 2015. Pelo meio foi tradutor, trabalhou com a TSF, SIC, Público e Antena 1, mas, lá atrás, pouco tempo antes do 25 de Abril, esteve quase para ser sacerdote. Natural da Póvoa do Varzim, cresceu a ver os homens que conhecia a ir para a pesca do bacalhau, embora a sua vida tenha sido totalmente diferente. Ainda acreditará em Deus? O que terá "Debaixo da Língua"? Vodka não será certamente. Uma conversa para compreender melhor a Rússia, os sonhos, a paixão pela utopia, e a clarividência que só a idade traz.

Duration:01:24:46

Ask host to enable sharing for playback control

Hugo Veiga

4/10/2025
O que faz de uma ideia, uma boa ideia? Hugo Veiga, é o criativo publicitário português mais premiado de sempre. No Festival de Criatividade de Cannes, os óscares da publicidade, ganhou, ao longo dos anos , mais de 60 leões, com campanhas para marcas como a Dove ou Nike, e figuras como Lady Gaga, Usher ou Elton John. Depois de 20 anos a morar fora de Portugal, entre LA e São Paulo, o natural do Porto aterra no “Debaixo da Língua” de Rui Maria Pêgo para falar de sucesso, falhanço, música e beleza. Para ouvir em qualquer plataforma de podcast e radiocomercial.pt

Duration:01:10:39

Ask host to enable sharing for playback control

Gisela João

4/3/2025
A primeira convidada desta temporada assina como "giselajoaoaberdadeira" no Instagram e se há coisa que podemos ter como certa é a sua consistência no tema. "Inquieta", é o nome do novo disco em que canta nomes maiores da música de intervenção, emprestando-lhes a voz grave e poderosa que conhecemos desde "Gisela João", primeiro álbum que apresentou ao país um talento maior sem medo de ser Louca, nem de falar com extraterrestres, uma skill útil para esta década. Gisela João nasceu em Barcelos, viaja pelo mundo a cantar, faz bordados e bolachas e, durante toda esta conversa, usou um cravo no cabelo. O que é preciso mais? Nada. Carregar no play e ouvir a Gisela João, primeira convidada do "Debaixo da Língua", Temporada 4, powered by Cupra. Que força é essa, amiga? Venha descobrir.

Duration:01:10:28

Ask host to enable sharing for playback control

Querido Evan Hansen

12/26/2024
Um rapaz sem amigos na escola. Uma carta extraviada. O luto de uma família. A força escorregadia das redes sociais...Que musical é este? "Dear Evan Hansen"! Ou, na adaptação portuguesa, "Querido Evan Hansen", o espectáculo muito amado da Broadway que já teve edições em vários países. Em cena no Teatro Maria Matos, em Lisboa, desde Setembro, "Querido Evan Hansen" apresenta ao público português a linha ténue que separa a mentira piedosa... da mentira, com coreografias, interpretações viscerais e muitas, muitas músicas que vão fazê-lo pensar e, quem sabe, balir com a cara atrás das mãos. A adaptação e encenação esteve nas mãos do actor, músico e encenador Rui Melo, já responsável no passado pelo mega-sucesso "Avenida Q". Como será viajar até à adolescência todas as noites? É pacífico, terapêutico... Um pesadelo? Perguntas para fazer aos protagonistas Inês Pires Tavares, a Zoe, e a João Sá Coelho, o Evan Hansen. Será esta a época dourada dos musicais em Portugal? Somos team Ariana ou team Cynthia em "Wicked"? Os musicais são... Pirosos? Episódio de fim de ano do "Debaixo da Língua", com a veterana dos musicais Gabriela Barros, Inês Pires Tavares, João Sá Coelho e Rui Melo para ouvir com o vibratto no máximo.

Duration:01:22:03

Ask host to enable sharing for playback control

Benedita Pereira

12/19/2024
Actriz, produtora de vinho e adita a fondants de caramelo, Benedita Pereira ou F em "Pulmão" de Duncan Macmillan, é a convidada desta semana do "Debaixo da Língua". Em 2025, vai estar em tour pelo país com "Telhados de Vidro", espectáculo encenado por Marco Medeiros, e vamos vê-la numa série internacional, "Faváritx", produção filmada na ilha de Menorca, que marca mais um episódio na sua já diversa carreira internacional. Dos primórdios do fenómeno "Morangos com Açúcar", passando pelos sete anos que viveu em Nova Iorque, ao corpete apertado de uma princesa portuguesa em "Versailles" - só a sua peruca pesava dois quilos -, conheça melhor a irreprimível Benedita Pereira e perceba a razão do seu vinho se chamar Q.S.F. P.S. Não aconselhamos a ouvir este episódio sem headphones se estiver no trabalho.

Duration:01:23:52

Ask host to enable sharing for playback control

Cândida Pinto

12/12/2024
60 anos. Quatro décadas a cruzar vidas em vários pontos do globo. Em Angola, nas primeiras eleições livres. Nas guerras do Iraque, do Afeganistão, em Timor-Leste, na Palestina ou na Ucrânia, onde diz que sente Kiev como casa. Nas redações da Antena 1, RTP, SIC, Jornal Expresso e, nos últimos anos, na RTP, desde Julho, como jornalista correspondente nos Estados Unidos da América. Em seis meses, viu dois atentados a um ex-presidente, a nomeação relâmpago de Kamala Harris, as eleições norte-americanas que dividiram o país e a vitória de Donald Trump. Cândida Pinto já venceu mais de uma dezena de prémios de jornalismo, entre eles, o Prémio Gazeta de Televisão, o Prémio dos Direitos Humanos e Integração, atribuído pelo Gabinete para os Meios de Comunicação Social e pela Comissão Nacional da UNESCO, o Prémio Maria Barroso, o Prémio Mária Mesquita da Sociedade Portuguesa de Autores ou o Prémio da AMI - Jornalismo contra a indiferença. O que se aprende a pisar territórios minados? Onde se arrumam as histórias que não são mostradas na televisão? Fica-se com elas ? Ou deitamo-las ao mar? Viagem fascinante pelas memórias jornalísticas de Cândida Pinto, esta semana, no "Debaixo da Língua"

Duration:01:22:10

Ask host to enable sharing for playback control

Isabél Zuaa

12/5/2024
Actriz multi-disciplinar, Isabél Zuaa é uma intérprete e criadora portuguesa com raízes familiares na Guiné-Bissau e em Angola. No coração, cabe ainda o Brasil, e, claro, Portugal, território onde nasceu. Inventora de mundos, cresceu sem se ver num país que insiste em não debater a sua história colonial. Para dar fôlego à mudança, levantou um espelho do tamanho de um palco, quando levou o colectivo Aurora Negra ao Teatro Nacional D.Maria II, com as co-criadoras Cleo Diára e Nádia Yracema, uma trilogia que regressará em breve. Antes disso, o Brasil, país que lhe deu oportunidades únicas no teatro e no cinema, e, também, com justiça, os prémios - venceu o prémio de Melhor Actriz no Festival de Cinema de Gramado, em 2020, por "Um Animal Amarelo", de Felipe Bragança, entre outros. As distinções, os espectáculos, e os filmes sucedem-se, trabalhando com realizadores tão diversos quanto Marcelo Gomes, o português João Botelho, Laís Bondansky, Simão Cayatte, ou Bernardo Lopes. Como assumir o nosso protagonismo? O que é a síndrome "das pessoas boazinhas"? Conheça melhor Isabél Zuáa, uma das figuras mais interessantes da cultura lusófona contemporânea.

Duration:01:12:49

Ask host to enable sharing for playback control

Vasco Pereira Coutinho

11/28/2024
Nem todos os percursos são evidentes, muito menos para quem usa o humor para fintar as sombras da vida. Vasco Pereira Coutinho é um actor português recem-formado, e uma figura seguida por milhares de pessoas nas redes sociais. Nos últimos anos, desdobra-se em personagens cómicas como quem bebe cafés e já instituiu no léxico do país a importância de se dizer que comprámos "tomate", no singular, e não tomates. Nem todos os heróis usam capa... Alguns preferem uma capeline que fica lindamente. Depois de uma passagem pelo seminário para padres em Roma, trabalhou com pessoas com deficiência e, em Portugal, na acção social com toxicodependentes. Será que a erosão desse trabalho nos mata a vontade de rir? Qual o lugar da fé quando escolhemos caminhos diferentes? Haverá um bichinho do Teatro? Conversa com um dos novos nomes do humor português já disponível.

Duration:01:03:01

Ask host to enable sharing for playback control

Alexandra Lucas Coelho

11/21/2024
56 anos. Escritora. Alexandra Lucas Coelho cobriu grande parte dos acontecimentos mundiais que esculpiram a nossa realidade actual. Da queda da União Soviética, ao 11 de Setembro, às guerras da Bósnia ou do Iraque, esteve ainda na Ucrânia e morou em Jerusalém e no Rio de Janeiro. Pelo caminho escreveu 14 livros. Entre a narração do real, e a ficção, venceu, em 2022, o prémio "Oceanos" por "Líbano, Labirinto". Colunista do jornal "Público", é uma das vozes mais corajosas na imprensa portuguesa na condenação das acções do Estado de Israel na Palestina, terra tão devastada que visitou múltiplas vezes nos últimos 20 anos. Uma conversa sobre literatura, violência, humanidade, redenção e - acredite -, esperança.

Duration:01:16:20